
O que fazer na ilha do Pico
Escalar a Montanha do Pico
A Montanha do Pico é o ponto mais alto de Portugal e o terceiro maior do Atlântico, com 2.351 metros de altitude, e faz parte de uma reserva natural que tem como objetivo a preservação e conservação de toda sua área ambiental.
Este é, sem dúvida, um dos pontos obrigatórias da sua passagem pela ilha do Pico e é aqui que terá umas das vistas mais deslumbrantes que alguma vez verá!
Ao longo do percurso existem 47 marcos em madeira. O último marco está localizado dentro da cratera e indica o trilho para o Piquinho. Em caso de nevoeiro poderá deixar de ver os marcos rapidamente, pelo que deve redobrar a sua atenção para evitar perder-se.
Trilhos – Lagoa do Capitão
A Lagoa do Capitão está localizada no concelho de São Roque do Pico, na Ilha do Pico. É a maior lagoa da ilha e é uma das paisagens mais bonitas do Pico. Está rodeada de uma paisagem verde exuberante e tem a Montanha do Pico como pano de fundo. A Lagoa do Capitão é um lugar de verdadeira paz e tranquilidade e por isso é muito visitada, atraindo muitos turistas durante todo o ano.
Gruta Torres
O Centro de Visitantes da Gruta das Torres é um exemplo de utilização sustentada de um recurso natural para fins lúdicos e de sensibilização ambiental, visto que a visita não perturba os seus elementos naturais.
A Gruta das Torres é o maior tubo lávico de Portugal, com uma extensão de 5150 metros, fazendo parte da formação dos Lajidos – Gruta das Torres, inserida no Complexo Vulcânico da Montanha. Estima-se que se terá formado há cerca de 1500 anos durante uma erupção com origem no Cabeço Bravo.
A visita é absolutamente pioneira em Portugal, seguindo a cavidade ao longo de 450 metros e com a duração aproximada de uma hora.
Provar o peixe e marisco
Rodeada pelo oceano Atlântico, a ilha do Pico é um dos melhores sítios para provar o peixe e marisco mais fresco de Portugal!
A gastronomia açoriana é muito apreciada por todos os que nos visitam e o Pico não é exceção. Não pode deixar de provar o atum, o polvo, as lapas, cracas ou o cavaco. São grelhados, em caldeiradas ou em sopas, o peixe e o marisco dos Açores é de comer e chorar por mais.
Conhecer as rotas do vinho
Classificada como Património Mundial da UNESCO em 2004, a Paisagem Cultural da Vinha do Pico abrange uma área total de 987ha e uma zona tampão com 1.924ha, a englobar parcialmente as costas norte e sul, e a costa oeste do Pico, toda rodeada por uma riquíssima fauna e flora, com várias espécies e comunidades endémicas e raras, dentro de uma área de proteção permanente.
Poderá visitar locais que preservam, até aos dias de hoje, toda a identidade secular associada à cultura do vinho, das mais importante da ilha, tendo ainda oportunidade de provar os melhores vinhos produzidos na região.
Existem muitas mais atividades que você pode e deve fazer durante a sua visita à ilha do Pico, como observação de baleias e golfinhos, que poderá fazer connosco! Para mais informações sobre esta e outras atividades, entre em contacto para o 962 413 409 ou enviei-nos um email para reservas@lajesbelavista.com | alojamneto_lajesbelavista@hotmail.com.